ARRITMIAS CARDÍACAS: CAUSAS, SINTOMAS E DIAGNÓSTICO.
- Dr Gabriel Amaral
- 2 de jan. de 2023
- 1 min de leitura
Atualizado: 12 de jan. de 2023
Nosso coração normalmente funciona obedecendo um ritmo que é próprio dele. Há um mecanismo elétrico que controla desde o número de batidas até como que essas batidas irão acontecer. Esse mecanismo é influenciado pelo sistema nervoso central, hormônios, doenças agudas e crônicas. Assim estamos sujeitos a variação no nosso ritmo cardíaco.
A arritmia então é quando o nosso coração bate de forma mais rápida, mais lenta ou em um ritmo regular.
Existe uma variedade de arritmias cardíacas. Desde as chamadas arritmias benignas, que são aquelas que não alteram a função ou o desempenho do coração, e que podem ser controladas com medicação e atividade física, não trazendo riscos para a saúde. E as chamadas arritmias malignas, que pioram com esforço ou exercício e podem levar até mesmo a morte.
Os sintomas podem variar, sendo estes os mais comuns:
Palpitações
Coração acelerado;
Batimentos cardíacos irregulares ou lentos.
Sensação de nó na garganta;
Tonturas;
Desmaio;
Sensação de fraqueza;
Cansaço fácil;
Do no peito;
Falta de ar;
Mal-estar geral.
O diagnóstico das arritmias passa por uma boa consulta cardiológica e realização de exames complementares adequados. Já o tratamento tem melhores resultados quando feito de forma mais precoce. Pois algumas dessas arritmias levam a danos irreversíveis na estrutura do coração, tornando o tratamento mais complexo.
Palavras chave: cardiologista - pressão alta - dor no peito - infarto - eletro com laudo
Comentarios