HIPERTENSÃO ARTERIAL: CAUSAS, SINTOMAS E COMO EVITAR.
- Dr Gabriel Amaral
- 3 de jan. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 12 de jan. de 2023
A hipertensão arterial sistêmica ou “pressão alta” como é mais conhecida é uma doença que se manifesta quando os níveis da pressão arterial estão constantemente elevados. Estima-se que mais de 38 milhões de pessoas no Brasil tenham esse diagnóstico e convivam com pressão alta. E esse número pode ser ainda maior, devido a falta de informações sobre prevenção e a exposição cada vez maior do brasileiro aos fatores de risco para essa doença.
A pressão, medida em milímetros de mercúrio (mmHg), é o resultado da força que o sangue, bombeado a partir do coração, faz ao percorrer as paredes das artérias — que, por sua vez, oferecem resistência a esse trânsito. É essa disputa que determina o valor da pressão arterial. Níveis adequados de pressão arterial é importante para garantir que o sangue percorra todo os sistemas corpóreos e irrigue os mais diversos órgãos. Logo níveis muito altos ou muito baixos de pressão podem significar problemas nesse processo de circulação, pois quebra toda essa regulação que o próprio organismo é capaz de fazer quando tem aumento da demanda de sangue em determinado órgão.
O diagnóstico precoce e tratamento adequado da hipertensão arterial reduzem os riscos da doença afetar órgãos como rins, coração e cérebro. Para isso, é necessário uma consulta cardiológica, ou até mesmo a realização de check ups periódicos e realização de exames como o MAPA 24 horas.
Na grande maioria das vezes a doença permanece assintomática, sendo descoberta em consultas por algum outro motivo. Quando ela demonstra algum sintoma pode ser desde cefaléia, cansaço para atividades moderadas, visão turva, tonturas dentre outros.
O tratamento da Hipertensão Arterial depende de diversos fatores e deve ser individualizado. Inicia no principal pilar de sustentação do controle da doença: a mudança dos hábitos de vida. Atuar controlando os fatores de risco é a principal peça para manter controle dessa doença. Claro que existem várias classes de medicamentos que devem ser prescritos por um médico habilitado. Mas caso esses fatores de risco não sejam controlados, o que se vê é o aumento gradual de classes de medicações e mesmo assim mantendo a doença descontrolada.
A melhor forma de evitar a hipertensão arterial é manter uma alimentação com baixo teor de sódio, realizar atividades físicas regulares, reduzir a carga de estresse e quando estiver em dúvida sobre a normalidade dos níveis da pressão arterial, consultar um profissional habilitado.
Palavras chave: cardiologista, pressão alta, dor no peito, infarto, eletro com laudo
Comments